Existem muitos fumantes em todo o mundo. Não é novidade para eles ou qualquer outra pessoa que esse hábito pode ser prejudicial. Contudo, quais são os reais malefícios do cigarro?
Falar sobre esse assunto se faz cada vez mais importante. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por cerca de 8 milhões de mortes ao ano.
A sua fumaça contém mais de quatro mil compostos nocivos, dos quais mais de trinta são altamente perigosos. Apesar dos números chocantes, há muitas pessoas que continuam a fumar todos os dias.
Inclusive, durante muito tempo, o tabagismo foi considerado um passatempo universal. Todos os tipos de eventos sociais ou esportivos estavam associados a esse hábito pouco saudável.
Portanto, é válido enfatizar as consequências nefastas que o fumo tem para a saúde. Então, como é que o tabaco afeta o nosso organismo? No artigo de hoje você vai conferir os malefícios do cigarro. Continue a leitura!
Malefícios do cigarro: como o tabagismo afeta a nossa saúde?
Várias pessoas que fumam costumam alegar que o tabagismo não é “tão ruim”. Até mesmo usam de parâmetro alguém que fumou durante muitos anos e acabou falecendo de complicações não relacionadas aos malefícios do cigarro.
No entanto, não podemos nos basear em casos raros e que fogem das estatísticas. A própria OMS considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
Então, não há como contornar isso. Fumar é ruim para sua saúde e de todos ao seu redor. Inclusive, o cigarro é uma das drogas mais nocivas à saúde que existem. Ele pode danificar quase todos os órgãos do corpo, causar muitas doenças e reduzir o bem-estar geral dos fumantes.
A luta contra o tabaco é, portanto, uma prioridade de saúde pública e também uma importante questão social. Pensando nisso, confira a seguir alguns dos principais malefícios do cigarro:
O cigarro pode causar câncer
Poucas substâncias são tão associadas ao surgimento de cânceres do que o cigarro. Por exemplo, o tabagismo aumenta em até 40 vezes o risco de desenvolver câncer de pulmão.
Isso acontece porque o cigarro contém substâncias cancerígenas. Elas são absorvidas pelo organismo e direcionadas para a corrente sanguínea. Ali, elas se espalham por todo o corpo.
Fumantes também têm maior risco de recorrência na doença, assim como é maior a chance de mortalidade em casos mais graves e complicados.
Além do pulmão, outro dos malefícios do cigarro é que o uso do tabaco também pode afetar o esôfago, a laringe, a garganta e a boca, bem como outros órgãos e partes do corpo.

